Amados irmãos (ãs), este é um tema muito interessante. Hoje no mundo corporativo muito se fala em Marketing de Relacionamento e eu tenho observado que a grande parte das pessoas que se tornaram ícones em qualquer área de atuação, utilizaram este princípio. Há pouco tempo atrás eu ouvi um pastor dizendo que o que nós seremos daqui a cinco anos dependerá do nível de amizade que nós temos e do tipo de leitura que nós fazemos. Se utilizarmos este conceito de uma forma geral, sem estar voltado para a igreja, nós verificaríamos que existem momentos em que nós influenciamos e também existem momentos em que somos influenciados, ou seja, às vezes nós temos um excelente gerente ou um exímio professor e estes como grandes líderes, nos influenciam a darmos o melhor para a companhia em que trabalhamos ou para o desenvolvimento de nossos estudos, e também às vezes influenciamos outras pessoas a se portar como nós, quando somos excelentes trabalhadores ou estudantes e isto nos leva a galgar posições de destaque. Mas não é neste âmbito que queremos levar-lhes neste momento, queremos levar-lhes a verificar o nosso nível de influência como cristãos para aqueles que não são cristãos e também para todo o povo de Deus.
Jesus disse em [Mateus/5/14-16], que nós somos o Sal da Terra e a Luz do Mundo. Vocês já pensaram sobre a influência do sal na comida? Se a quantidade não estiver equilibrada, a comida perde o valor, ou seja, não deixará aquele sabor agradável que agrada a maioria das pessoas. As pessoas que tem pressão alta não podem comer muito sal, então a comida das mesmas não apresenta um sabor muito agradável. Imagine o nortista ou o nordestino que prima por utilizar temperos fortes, como seria uma comida verdadeiramente baiana sem o devido tempero? Perderia o sentido, não é mesmo? Imagine um mundo sem luz, será que conseguiríamos viver. Existem países no Oriente Médio que não tem energia elétrica, possuem apenas geradores de energia e estes são desligados às 22:00 hs. Será que conseguiríamos viver assim? Assim somos nós, precisamos temperar este mundo, precisamos produzir luz para este mundo, influenciando o mesmo e não sendo influenciados por ele.
Nós temos jovens que tem um grande poder de persuasão, mas infelizmente não utilizam este poder em prol do Reino de Deus, em contrapartida, nós temos jovens que não tem muita expressão na igreja, mas lutam com todas as suas forças para alavancar a obra do Senhor.
Em se tratando da Igreja, Paulo traz uma palavra muito forte: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus Romanos 12.1,2.
E o que ele estava dizendo era que nós como crentes não poderíamos deixar os costumes, o relacionamento e a tradição do mundo influenciar a igreja, mas nós como Sal da Terra e Luz do Mundo precisaríamos influenciá-los. Como é bonito ver um jovem se portando de maneira santa na presença de seus amigos da faculdade. A propósito, qual seria o conceito de santidade? Será que santa é aquela irmã com saia nos pés e cabelos na cintura? Será que é aquele irmão que vive com terno e gravata e Bíblia debaixo do braço? Não irmãos (ãs), a santidade é muito mais do que isto, a santidade é expressa na nossa devoção para com o Senhor, no nosso interesse em agradá-lo, ou seja, fazer a sua vontade. A igreja viveu um período de confusão muito grande, informando aos membros que quem cortasse o cabelo iria para o inferno, ou quem tivesse televisão iria para o inferno, mas hoje, graças ao bom Deus, isto mudou. E mudou porque? Porque o nosso povo, ou seja, os crentes de uma forma geral estão mais informados, são mais cultos, lêem mais a Bíblia e indagam os seus pastores sobre o porque disto ou daquilo, e isto é muito bom, mas também, por outro lado, hoje as pessoas estão menos sensíveis à voz do Espírito Santo e mais centradas na discordância, dando mais valor ao que o homem diz do que ao que o Senhor diz.
Quero propor a todos vocês um equilíbrio. Vamos verificar no fundo de nosso ser, com base na Palavra de Deus, se temos sido influenciados pelo mundo ou estamos influenciando o mesmo. Vamos verificar se como cristãos temos mostrado ao mundo que vale a pena ser diferente ou temos nos conformado com o mundo. Vamos perguntar ao Senhor se o nosso comportamento está adequado para um servo de Deus. E, além disso, como jovens que somos, vamos deixar Jesus brilhar em nós, vamos mostrar este brilho para todos verem e perguntarem: “O que este menino ou esta menina tem de diferente?”
VAMOS BUSCAR O EQUILÍBRIO EM TUDO O QUE FIZERMOS, CHEGA DE RADICALISMO, MAS TAMBÉM CHEGA DE FRIEZA. SE FIZERMOS ASSIM, SEREMOS ABENÇOADOS PELO SENHOR. Filipenses 2.14,15
Que o Senhor lhes abençoe ricamente em Cristo Jesus....
Nenhum comentário:
Postar um comentário