SEJAM BEM VINDOS EM NOME DE JESUS!!!

CAMPANHA DOS 100 SEGUIDORES ATÉ O 52 CONGRESSO DA UMADUC

CULTO DO NÚCLEO 3 NA CONGREGAÇÃO GALILÉIA

domingo, 19 de setembro de 2010

A VERDADEIRA UNIÃO (Sl 133)

Introdução: Este salmo é utilizado por muitas pessoas para fazer menção à comunhão entre as mesmas. Muitos o lêem sem entender o verdadeiro significado e muitos o recitam porque acham bonito.

Desenvolvimento: O Salmista inicia o salmo com uma exclamação, Oh! Isto traduz algo importante, é uma expressão de felicidade. “Que maravilha”

· Este Salmo celebra as alegrias da harmonia fraternal.

· Sabemos que realmente é bom quando os irmãos vivem em união, mas eu gostaria de abordar algumas questões:

· Aparentemente este salmo fala sobre a alegria que tem um povo que vive em união e isto está correto, mas ele mostra de uma forma profunda o que é esta união.

· Israel precisava permanecer unido como povo e esta união precisava estar firmada nos mandamentos do Senhor (Dt 4.4-8). É por isso que Deus sempre os orientou a não se misturar com outros povos, porque a sobrevivência deles dependia disto.

· Eles mantêm um sentimento de unidade muito grande e com a igreja precisa ser desta forma.

· A Bíblia nos diz que todo reino dividido (com discórdias) não subsiste. (Lc 11.17)

· A história nos mostra reinos que sobreviveram por causa de sua união (Espartanos).


vv.2: “ É como o óleo precioso sobre a cabeça...” - O versículo 2 diz: É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.

· Arão era o Sumo Sacerdote e acredita-se que quando este era ungido para esta função a unção era feita exatamente desta forma (O óleo era derramado e descia até a orla de suas vestes). Nestas vestes estava escrito o nome das doze tribos de Israel mostrando que através da presença de Deus eles estariam unidos.

· A Unção traduz a Presença de Deus, ou seja, o que era ungido era separado para Deus, então observamos que quanto mais temos de Deus, mais parecidos com Ele nós somos.

· Quando temos óleo, unção, nos tornamos mais maleáveis, agradáveis, suportamos com maior facilidade as fraquezas uns dos outros (Cl 3. 9-13).

· Quando existe óleo, temos percepção das necessidades das outras pessoas (Parábola do Samaritano).

· Quando existe óleo, existe perdão (Parábola do Filho Pródigo).


vv.3: “É como o orvalho do Hermom...” – Existiam tendas que ficavam próximas à este monte e alguns estudiosos dizem que o orvalho que caía à noite, neste local, era tão forte que parecia que havia chovido a noite inteira.

· O orvalho representa a refrescância, a vida através da água e traduzia a benção do Senhor.

· Quando existe união, existe benção de Deus.


PORQUE PRECISAMOS SER UNIDOS???

Talves uma resposta seria esta: "Para fazer a obra de Deus"

. Mas a reposta é um pouco mais profunda: Se todos nós estamos buscando o céu,ou seja, o lugar de descanso eterno, não existe como irmos juntos para um lugar de descanso se não temos comunhão uns com os outros aqui na terra, pois na terra, estamos nos preparando para morar no céu.

· A união fará com que o diabo não tenha sucesso em suas empreitadas contra os santos, semeando fofocas, discórdias, dissensões, maledicências, etc.

. Se existe união nós estamos sob o favor de Deus e este favor deve ser dado, oferecido às outras pessoas.

· Esta união precisa ser baseada na presença de Deus, porque se não, nos tornaremos teóricos. Conta-nos a história que Gandhi conheceu muitos cristãos e até mesmo entrou em várias igrejas, mas quando fizeram o convite para que ele aceitasse a Jesus como seu salvador ele disse: "Vocês pregam uma coisa e vivem outra. Ele estava falando sobre a união baseada no amor de Jesus.

. Jesus nos deu o exemplo da união baseada no amor e é isto que precisamos viver.

· Amós 3.3 “Andarão dois juntos, se não estiverem em acordo?”

· Belém (Casa de Pão): Casa de resolver problemas. As pessoas entram na igreja para ver algo diferente, e a união exemplifica bem esta diferença entre o cristão e o povo do mundo.

· Efésios 3.10 “Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus”

Conclusão: Através da presença de Deus nos tornamos unidos e quando estamos unidos somos um povo forte que não se associa com outros povos que contrariam os mandamentos do Senhor e o Reino deste Senhor avança com poder.

SEJAMOS UNIDOS EM NOME DE JESUS!

COORDENAÇÃO DA UMADUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário